Como produzir mais em solos argiloso?

Qual o produtor que não quer ter uma boa safra? Porém, tudo depende do solo em que haverá o cultivo. E se o solo for argiloso; mais conhecido como solo pesado, onde existe mais de 30% de argila em sua composição? Quando a realidade for essa, deve se atentar aos detalhes, já que não é impossível conseguir uma boa produção.

O primeiro passo é analisar qual é o tipo de solo argiloso, já que existem dois tipos, sendo eles: 1:1 e 2:1. As características básicas são: teor de argila acima de 30%, solo profundo, transição difusa entre camadas A e B, com formação de grãos pequenos e compactos, quantidades de óxidos de ferro e alumínio, maior capacidade de retenção de água, mas não necessariamente essa água está disponível para as plantas em crescimento, é mais resistente à erosão e maior possibilidade de compactação. Outra característica que destacamos é de que, quando o teor de argila for muito alto e chover intensamente, o solo ficará encharcado rapidamente, comprometendo assim, a circulação do ar entre poros, prejudicando o desenvolvimento da planta.

Mas, apesar do cuidado que deve se ter em solos argilosos, eles também possuem vantagens pelo armazenamento de água e nutrientes que proporcionam, além de contribuir para a fertilidade e para os atributos físicos do solo. Os tipos existentes no Brasil são: argissolo, chernossolo, nitossolo e vertissolo.

Avaliando se o solo é compatível para o tipo de cultura, é que saberá qual a melhor forma de produzir. Em alguns casos de solo argiloso em subsuperfície, é necessário investir em drenagem ou optar por culturas mais resistentes. Os ajustes necessários para uma boa produção variam de acordo com cada solo, mas é basicamente o mesmo para todos, sendo eles: correção de acidez, adubação e prevenção a ocorrência de compactação do solo quando houver a entrada de máquinas na lavoura. Estes cuidados não geram altos custos.

Quando o preparo do solo for realizado com arado e grade, deve-se considerar uma umidade ideal na faixa de 60 a 70%. Já no uso de escarificador e subsolador a faixa ideal de umidade varia de 30 a 40%.

Poucas culturas gostam de solos inundados, exceto o arroz irrigado. As melhores plantas para este tipo de solo são: trigo, soja e milho sob diferentes manejos, levando em conta a região e o clima.

Fontes:
https://blog.aegro.com.br/solo-argiloso/
https://institutoagro.com.br/solo-argiloso/
https://agropos.com.br/solo-argiloso/

yellow-clock

Horário de Funcionamento

Dias Úteis08:00 - 18:00
Sábado08:00 - 12:00
DomingoFechado

Copyright ©️ 2021 – Todos os direitos reservados – Com pela equipe da Agência Evidence