Qual é a profundidade ideal para o plantio de grãos?

A semeadura é um passo importante no processo de plantio dos mais diversos tipos de grãos. O controle da semeadura afeta diretamente a produção dos grãos, e cada solo tem sua profundidade adequada.

Os fatores que influenciam a profundidade ideal estão ligados a temperatura, umidade do solo, tipo de solo, cultura escolhida e a fertilidade do solo. Dessa forma, entendemos que cada grão possui a sua particularidade. Iremos citar adiante algumas culturas e as suas características para melhor entendimento.

Dentre os cereais cultivados no Brasil, a produção de milho tem como destino o consumo animal em sua maior parte e também ao consumo humano, na forma de grãos ou milho verde. A sua produção é voltada para o abastecimento interno e também para exportação.

Quanto à profundidade do plantio do milho, a semente deve ser colocada numa fundura que possibilite um bom contato com a umidade do solo. No entanto, a maior ou menor profundidade de semeadura vai depender do tipo de terra.

Em solos argilosos, com drenagem deficiente, as sementes devem ser colocadas entre 3 cm e 5 cm de profundidade. Em solos mais leves ou arenosos, as sementes podem ser colocadas mais profundas, entre 5 e 7 cm, para se favorecer do maior teor de umidade do solo.

A soja, por sua vez, deverá registrar um novo recorde de 135,9 milhões de toneladas colhidas, mantendo o Brasil como maior produtor da cultura no mundo, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao divulgar o 10º levantamento da Safra de Grãos para 2020/21.

O Grão possui algumas características parecidas com a semeadura do milho. No cultivo, a qualidade da semeadura depende, entre alguns fatores, do tipo da máquina semeadora que irá realizar o procedimento. A realização da semeadura deve garantir a uniformidade de distribuição das sementes, assim como a profundidade, que deve ter de 3 a 5 cm.

Semeadura feita em profundidades maiores dificultam a emergência, principalmente em solos arenosos, sujeitos a assoreamento.

Uma outra cultura de grãos que podemos citar é o amendoim. Em 2019 foram 198 mil toneladas em grãos exportadas pelo Estado de São Paulo, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA).

Deste modo, o amendoim possui características específicas. Em relação a profundidade de plantio, pode variar de 5 a 8 cm. Para os solos arenosos, recomendam-se plantios mais profundos. A qualidade das sementes também é um fator essencial para o bom estabelecimento e a produtividade da cultura.

A profundidade uniforme na semeadura de grãos é algo de extrema importância e deve ser estudada antes de ser feita. Isto é, o planejamento de todo o processo de plantio terá peso no sucesso da colheita.

Além disso, a regulagem de sua plantadeira define a uniformidade da profundidade escolhida, por isso opte por máquinas que ofereçam qualidade, tecnologia e robustez.

Fontes:
https://www.agencia.cnptia.embrapa.br
https://www.plantae.agr.br
https://www.cpt.com.br/
https://www.saopaulo.sp.gov.br/
https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos/boletim-da-safra-de-graos

yellow-clock

Horário de Funcionamento

Dias Úteis08:00 - 18:00
Sábado08:00 - 12:00
DomingoFechado

Copyright ©️ 2021 – Todos os direitos reservados – Com pela equipe da Agência Evidence