Calendário agrícola: saiba quando e o que plantar

Antes de realizar o cultivo de qualquer cultura, é preciso se atentar não somente à época do ano, pois cada uma necessita de algo específico. Por exemplo, algumas plantas precisam de mais água, outras, porém, já não gostam tanto.

Para isso, o calendário agrícola vem para ajudar no trabalho do produtor, pois, leva em consideração diversos fatores, tais como:

  • Início e fim do período de chuvas e volume hídrico estimado para cada época,
  • Mudanças de temperatura e umidade relativa do ar,
  • Avaliação do solo de cada região,
  • Zoneamento agrícola,
  • Relação de determinada espécie com o meio ambiente de uma localidade
  • Quantidade de produtos indicados para cada região

Você sabia que a lua também contribui com esse processo e deve ser levado em consideração no momento do plantio? Isso porque ela recebe energia e luz e isso influencia diretamente as forças da natureza. Por isso, é importante conhecer e respeitar os ciclos lunares, por que traz benefícios à plantação, como por exemplo, menor presença de pragas e doenças.

Sabemos que a lua possui quatro fases, sendo elas: crescente, cheia, minguante e nova, onde cada uma possui um período de duração aproximado de sete dias, ou seja, o ciclo lunar se renova mês a mês.

Vamos mencionar aqui, quais culturas são melhores para cada fase lunar:

Lua Minguante

Quando a lua está nesta fase, a força exercida sobre a Terra é menor, por isso, as melhores plantas para este período são: cenouras, batatas, beterraba, inhame, gengibre, alho, açafrão, amendoim, batata-doce, cebola, nabo, entre outras raízes. Evite o cultivo de plantas que crescem fora da terra.

Lua Nova

Na lua nova, as melhores plantas são as com maior presença de folhagens como couve, cebolinha, espinafre, salsinhas, agrião, banana, coentro e mostarda. Evite o cultivo de alface, repolho, chicória e couve-chinesa.

Lua Crescente

Essa é considerada a melhor fase para o cultivo de plantas que crescem fora da terra, pois é uma época em que a seiva está presente em quase toda a estrutura da planta, desde o caule, ramos e folhas. Culturas como tomate, café, trigo, soja e milho possuem um excelente desenvolvimento nesse período. Outros cultivos como: pimentão, berinjela, feijão, jiló, abóbora, almeirão, abobrinha, arroz, acerola, goiaba, milho, melancia, melão, maracujá, pepino e entre outros também são indicados para o cultivo. Nessa fase, é importante realizar o processo de prevenção de pragas, fertilização e também limpeza das plantas.

Lua Cheia

Essa é a fase em que existe maior influência sobre as plantas, mas esse impacto acontece apenas nos primeiros dias. As melhores culturas para essa fase são: repolho, couve-flor, alface, chicória e flores. Este é o melhor período para colheita de frutos. Também é recomendado que evite podas e cortes. O momento é ideal para irrigação e fertilização.

O calendário agrícola tem como objetivo, prevenir equívocos e prejuízos ao produtor, pois permite o plantio de determinada cultura, na época certa do ano, levando sempre em consideração, fatores como clima, umidade do ar, fases da lua e solo com características ideais.

yellow-clock

Horário de Funcionamento

Dias Úteis08:00 - 18:00
Sábado08:00 - 12:00
DomingoFechado

Copyright ©️ 2021 – Todos os direitos reservados – Com pela equipe da Agência Evidence