AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: QUAIS OS BENEFÍCIOS?
A agricultura sustentável vem para somar em diversos aspectos, tanto para produtores quanto para o ambiente e para consumidores. Mas afinal como funciona a agricultura sustentável?
A agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente e consegue ser economicamente viável do ponto de vista social.
Um exemplo disso dentro da agricultura está no sistema de plantio direto. A técnica se baseia em não arar o solo antes do plantio, mantendo-o coberto por folhagens secas. Essa camada contribui para a proteção do solo de erosões e outras condições desfavoráveis.
Outra característica bastante forte desta prática é a diminuição do uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas nos alimentos. Além disso, a agricultura sustentável também procura alternativas de fontes de energia limpa e formas para a reutilização da água. Com o aumento da busca por alimentos mais saudáveis, a demanda por melhores métodos de produção também cresceu.
Como a agricultura sustentável é benéfica?
É possível listar vários benefícios para quem adota a prática de agricultura sustentável na sua produção. Um deles é a conquista de mercados exigentes e engajados em causas ambientais.
Além da questão financeira, também está a melhoria da qualidade do solo. Podemos citar ainda o aumento do valor agregado do produto e da diversidade nas lavouras.
Algumas das ações que podem ser adotadas para trazer mais sustentabilidade é a redução do uso de adubos químicos. Assim, como o uso de fontes de energia renováveis, como biometano, eólica, solar etc;
Praticar a rotação de culturas, alternando o plantio de determinadas espécies em um mesmo terreno, garantem maior qualidade de solo e do próprio produto que será colhido naquele local, também é uma forma sustentável no campo.
Uma outra maneira de praticar a agricultura sustentável é a adoção de soluções tecnológicas para um melhor gerenciamento e otimização do plantio. A coleta de dados, obtidos através de GPS e aparelhos tecnológicos por exemplo, pode ajudá-lo no monitoramento da qualidade do solo.
A New Holland em sua linha de tratores possui o Novo T6 Methane Power, que utiliza o metano como combustível, (biogás que pode ser produzido dentro da sua propriedade) a partir de resíduos orgânicos e dejetos de animais. Está máquina é uma grande aliada desta prática da agricultura.
Fonte: Blog Consórcio da New Holland