MANUTENÇÃO PREVENTIVA EVITA INCÊNDIOS EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS
A safra é um período de muita atenção quando se trata de prevenir incêndios em colhedoras de grãos. São comuns de ocorrer tais incidentes, sobretudo nesta época do ano em que o clima quente e seco favorece a queima do material combustível, principalmente na área de trilhagem, onde há o acúmulo de palha seca, poeiras, etc.
O fogo nada mais é do que uma reação química que libera luz e calor, e ocorre quando há o triângulo do fogo, combustível – comburente – energia de ativação. Quando não há um desses três elementos não há fogo.
Prevenção é a solução
Para atenuar a possibilidade de incêndio com máquinas agrícolas deve-se fazer a manutenção preventiva, que além de diminuir o risco de incêndio, prolonga a vida útil do maquinário.
Os procedimentos mais indicados são:
- realizar manutenção preventiva da parte mecânica e elétrica;
- retirar acúmulo de material combustível, na área de trilhagem ou onde há risco de incêndio;
- não fumar no local, nem em depósitos de combustível;
- verificar a carga dos extintores de incêndio semanalmente.
É importante identificar as classes de incêndio, conhecer os métodos de extinção e saber sobre o uso correto dos extintores, nunca esquecendo de que cada material pertence a uma classe de extinção. A pressão dos extintores de incêndio deve ser verificada semanalmente. O ponteiro do manômetro deve estar marcado na área verde. Este ano de 2021, extintores que tiveram manutenção tem os anéis de identificação na cor branca e com selo do InMetro, comprovando a sua certificação.
Fonte: O Presente Rural